Cuidado com a eletricidade estática!

1-Definição

Eletricidade estática é a definição dada ao excesso de cargas elétricas em um corpo, estando essas cargas em repouso.

Quando as cargas em excesso estão em movimento, temos a eletricidade dinâmica. A área da Física que estuda os fenômenos associados à eletricidade estática é a eletrostática.

O fenômeno da física que fica mais evidente nestes casos é atração e repulsão entre cargas, descoberto por Coulomb que nos diz que cargas iguais se repelem e cargas opostas se atraem.

(Você pode interagir com a aplicação abaixo e comprovar isso.)

2- Como gerar eletricidade estática.

Podemos gerar eletricidade estática de três formas básicas:

  • Por atrito, esfregando um material no outro, por exemplo a animação acima que está usando um balão atritando em uma blusa de lã.
  • Por indução eletromagnética, quando introduzimos um corpo em um campo eletrostático.
  • Por contato, quando encostamos em um corpo que possui uma carga maior e essa carga é transferida para o corpo de menor carga.
  • Resultado de imagem para eletrostática

3- Nível de tensão.

Hoje sabemos que uma descarga eletrostática pode chegar a milhares de volts, apesar de ter uma corrente muito pequena pode causar estragos, principalmente em lugares explosivos onde qualquer faísca pode mandar tudo pelos ares.

Equipamentos eletrônico também são muito sensíveis a estas descargas, que podem literalmente fritar seus circuitos.

4- Como evitar?

Para evitar a eletricidade estática podemos usar equipamentos que descarregue o excesso de carga para a terra, como pulseiras anti estática.

Mas se você não tem uma dessas ferramentas  não se preocupe, o simples fato de encostar qualquer parte de seu corpo em uma estrutura aterrada ou colocando o pé no chão já descarrega e excesso de carga.

Fazendo este simples procedimento você garantirá que nenhum imprevisto irá acontecer com você, evitando prejuízos e dor de cabeça.

Simulações interativas de PhET 

University of Colorado Boulder 

https://phet.colorado.edu