O Triac é um componente muito utilizado em sistemas AC e seu teste é um tema que gera muita dúvida.
Para testar este componente é necessário usa o multímetro analógico.
Passo 1
Selecione a escala X1 do seu multímetro. Os pinos são nomeados como A1,T1 ou MT1 , A2,T2 ou MT2 e GATE, isso dependerá do fabricante, adotaremos como A1,A2 e GATE.
Passo 2
Posicione as ponteiras em A1 e A2 em qualquer polaridade, com um pulso positivo ou negativo o triac entra em condução mostrando uma resistência baixa e permanecerá assim até que seja cortado o fluxo de energia entre A1 e A2.
Passo 3
Podemos agora testar as junções do componente colocando a ponteira vermelha no GATE e a preta em A1 e depois em A2, neste momento teremos uma resistência média, trocando as ponteiras não devemos obter leitura.
Para facilitar o entendimento podemos usar o vídeo que faz parte do nosso aplicativo Electronic Center.
Baixe nosso aplicativo “Electronic Center“
Definição
Um TRIAC, ou Triode for Alternating Current é um componente eletrônico equivalente a dois retificadores controlados de silício (SCR/tiristores) ligados em antiparalelo e com o terminal de disparo (ou gatilho – gate) ligados juntos.
Este tipo de ligação resulta em uma chave eletrônica bidirecional que pode conduzir a corrente elétrica nos dois sentidos. O TRIAC faz parte da família de tiristores.
Sua simbologia pode ser vista logo abaixo.
Disparo
Um TRIAC pode ser disparado por uma corrente alternada aplicada no terminal de disparo (gate).
Uma vez disparado, o dispositivo continua a conduzir até que a corrente elétrica caia abaixo do valor de corte, como o valor da tensão final da metade do ciclo de uma corrente alternada.
Isto torna o TRIAC um conveniente dispositivo de controle para circuitos de corrente alternada ou C.A, que permite acionar grandes potências com circuitos acionados por correntes da ordem de miliamperes.
Também podemos controlar o início da condução do dispositivo, aplicando um pulso em um ponto pré-determinado do ciclo de corrente alternada, o que permite controlar a percentagem do ciclo que estará alimentando a carga (também chamado de controle de fase).
Aplicação
O TRIAC de baixa potência é utilizado em várias aplicações como controles de potência para lâmpadas dimmers, controles de velocidade para ventiladores entre outros.
Contudo, quando usado com cargas indutivas, como motores elétricos, é necessário que se assegure que o TRIAC seja desligado corretamente, no final de cada semi-ciclo de alimentação elétrica.
Para circuitos de maior potência, podemos utilizar dois SCRs ligados em antiparalelo, o que garante que cada SCR estará controlando um semi-ciclo independente, não importando a natureza da carga geral.
Os scr e para corrente continua
Olá, o SCR pode trabalhar com as duas correntes já que funciona como um diodo controlado deixando passar corrente em somente um sentido.
Quando usado em corrente alternada ele acaba fazendo uma retificação deixando passar somente meio ciclo da onda senoidal.