Uma das formas de testar um capacitor é testando a carga e descarga, usando um multímetro podemos fazer isso, claro que o ideal seria usar um capacímetro mas para que não tem um pode seguir os passos abaixo.
Este processo funciona melhor com capacitores de maior capacitância como os eletrolíticos.
Passo 1
Coloque o Multímetro na escala de resistência.
Passo 2
Posicione as ponteiras no capacitor respeitando a polaridade do mesmo, neste momento o capacitor irá começar a carregar e com isso a resistências interna irá aumentar até atingir o valor máximo da escala e ficando em infinito.
Para facilitar o entendimento podemos usar o vídeo que faz parte do nosso aplicativo Electronic Center.
Um pouco de teoria!
Capacitor (português brasileiro) ou condensador (português europeu) é um componente que armazena cargas elétricas num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.
Em outubro de 1745, Ewald Georg von Kleist, descobriu que uma carga poderia ser armazenada, conectando um gerador de alta tensão eletrostática por um fio a uma jarra de vidro com água, que estava em sua mão.
A mão de Von Kleist e a água agiram como condutores, e a jarra como um dielétrico (mas os detalhes do mecanismo não foram identificados corretamente no momento).
Von Kleist descobriu, após a remoção do gerador, que ao tocar o fio, o resultado era um doloroso choque.
Em uma carta descrevendo o experimento, ele disse: “Eu não levaria um segundo choque pelo reino de França”.
No ano seguinte, na Universidade de Leiden, o físico holandês Pieter van Musschenbroek inventou um capacitor similar, que foi nomeado de Jarra de Leiden.
Daniel Gralath foi o primeiro a combinar várias jarras em paralelo para aumentar a capacidade de armazenamento de carga.
Jarras de Leiden foram utilizados exclusivamente até cerca de 1900, quando a invenção das transmissões de rádio em 1899 criou uma demanda por capacitores padrão, e o movimento constante para frequências mais altas necessitavam de capacitores com baixa capacitância.
No início capacitores também eram conhecidos como condensadores, um termo que ainda é utilizado atualmente.
O termo foi usado pela primeira vez por Alessandro Volta em 1782, com referência à capacidade do dispositivo de armazenar uma maior densidade de carga elétrica do que um condutor normalmente isolado
Corrente de deslocamento
O físico James Clerk Maxwell propôs o conceito de corrente de deslocamento para tornar a Lei de Ampère consistente com o princípio de conservação da carga em casos em que a carga elétrica se acumula, como por exemplo num capacitor.
Ele interpretou este fenômeno como um movimento real de cargas, mesmo no vácuo, onde ele supôs que corresponderia ao movimento de cargas de um dipolo no éter.
Embora essa interpretação tenha sido abandonada, a correção de Maxwell à lei de Ampere permanece válida (um campo elétrico variável produz um campo magnético).
A corrente de deslocamento deve ser incluída, por exemplo, para aplicação das Leis de Kirchhoff a um capacitor.
You saved me so much time glad I found your site.
I am 44 year old mom Thank you so much!
Hello i am new user and i would to ask you, How to disable avatar?
Very interesting to read you
Good luck to you