Como programar um Arduino

Como programar um Arduino?

Antes de aprender a programar um Arduino, é fundamental entender que se trata de uma plataforma de hardware livre. Vale lembrar que o microcontrolador Atmel AVR está incluído, ou seja, uma placa de código aberto.

O programa se baseia em um circuito de entradas/saídas simples e é micro controlada, sendo desenvolvida sobre uma biblioteca. Bem como, existe a simplificação da escrita de programação em C/C++.

A plataforma pode ser programada com a linguagem de programação de mesmo nome, sendo baseada na linguagem Wiring. Dessa forma, o ambiente é baseado no Processing e a seguir confira informações para programar um Arduino.

Afinal, como programar um Arduino?

Em primeiro lugar, quando você compra um Arduino, saiba que já vem um programa instalado e o nome dele é Blink. Ao mesmo tempo, esse código tem a capacidade de fazer piscar um LED e que pode vir com um resistor já integrado.

O primeiro passo é acessar o site oficial e fazer o download do programa ou usar o programa via internet. A primeira é mais interessante e basta ir até a Download The Arduino IDE, em seguida, baixe de acordo com o seu sistema operacional.

Efetuar a programação não é tarefa das mais complicadas, porque o Arduino permite encontrar projetos prontos de sensores e equipamentos. Para pessoas que possuem pouca experiência, é a chance perfeita para explorar o programa.

Desmembrando o que já está pronto

O principal é ir até a parte superior do programa e localizar a aba “Arquivo”, porque conta com exemplos. Posteriormente, dá para escolher vários projetos, mas é preciso adentrar em “Basics” e escolher a opção “Blink”.

Por meio do código pronto, é possível alterar ou mesmo utilizar como está e basta apenas carregar para o layout inicial do programa. A proposta do texto não é entrar em comandos de programação, porque deixaria o conteúdo enorme.

Principais comandos do Software

Para entender esse software, a dica principal é conhecer os comandos mais utilizados e não muito complicados de usar. Sendo assim, confira a seguir alguns deles e veja o que cada um significa dentro do programa:

  • Verificar Código– Se estiver em desenvolvimento de um código e queira verificar se as variáveis estão em funcionamento, use esse comando. Dá para utilizar na porta USB do computador e basta ter um microcontrolador.
  • Carregar Código– A principal responsabilidade desse comando é de iniciar o processo de gravação do código junto ao microcontrolador. Do mesmo modo, é preciso que o microcontrolador para que possa funcionar.
  • Novo documento– Certamente que a proposta é criar um novo documento para que seja possível inserir o seu código.
  • Abrir documento– É possível utilizar para conseguir algum código salvo no computador previamente ou que dê para acessar o software. Portanto, aqueles que vimos quando citei para você o Blink.
  • Salvador Documento– Por fim, se for necessário abrir um documento novo, basta abrir a janela e que possa selecionar onde você vai salvá-lo. Inclusive, a dica principal é salvar em cima do que foi salvo previamente.

Embora dê para aprender por meio de outros comandos já realizados, a realidade é para programar é preciso mais. Assim também, é necessário escolher o microcontrolador e qual porta COM que está sendo usada.

Programar um Arduino passa diretamente por estudar a linguagem utilizada e demanda tempo, mas você acabou de dar o primeiro passo. Enfim, é apenas continuar e descobrir as minúcias que a plataforma oferece para os usuários.

Cadastre-se e faça nosso curso gratuito de Introdução ao Arduino!